ACONTECEU: 1° Colóquio – Acolhendo Corações
Aconteceu no dia 23 de novembro de 2024 o primeiro Colóquio da Aliança Municipal Espírita na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, situada no bairro Minaslândia em BH. Respeitando a tradição mineira, todos foram acolhidos com um belo café da manhã e música de excelente qualidade pelo Grupo Espírita EspiriTOAR de Santa Luzia, um almoço farto e apresentações artísticas.
A abertura feita pela jovem Deisylenne da Sociedade Espírita Maria Nunes – SEMAN versou sobre o olhar (Mateus 6:22), tema que perpassou por todas as apresentações nos convidando a ver com os olhos do coração desenvolvendo a bondade no acolhimento uns dos outros.
Na ausência do presidente do Conselho Espírita Municipal (CEM), Itamar Morato, o secretario Augusto César o representou com dignidade nos convidando a compreender que o movimento espírita é feito pelas casas espíritas… é feito de presenças… olhares que acolhem, a começar pelo próprio lar e a estender-se por todos.
A palestra inicial, com tema: “Acolhendo Corações”, proferida por Breno Cota nos auxilia a ver a casa como símbolo de acolhimento e a reconhecer que somos todos casas, considerando a vida de relação como ponto de partida para a evolução. Orienta-nos a considerar os três momentos do acolhimento ensinado por Jesus em Matheus (Mt 10: 11-14):
1° Entrar e saldar (olhar com olhos bons)
2° Verificar se é digna (ter olhos de ver)
3° derramar a vossa paz (operar com os propósitos do Cristo)
Todavia, salienta que não podemos operar no campo do Cristo sozinhos, Jesus nos convida a unificação, a ir de encontro ao outro e vê-lo com outro olhar, o olhar do coração, nos lembrando que “o Evangelho pede mais compreensão que conhecimento.” Como nos ensina Paulo em seu encontro com Tiago.
A segunda palestra proferida por Juselma Coelho (presidente da SEMAN e da SEJA), tendo o tema: “Elementos do Acolhimento – Escuta Sensível”, salienta a importância de acolher primeiramente a si mesmo como proposta de mudança (reforma intima) para que a solidariedade se instaure em nossos corações e aprendamos a olhar no olho daquele que chega nos permitindo ir melhorando pouco a pouco, pois a vivência da doutrina espírita prescinde da pratica do acolhimento ao outro com bons olhos.
O momento atual nos pede solidariedade: “Acolher com amor e respeito as pessoas e fazer com que se sintam em paz. É importante nos conhecermos para acolher.”
As áreas se reuniram e participaram de oficinas onde puderam trocar ideias, conhecer materiais de apoio para as áreas, trazer as dificuldades vivências na realização dos trabalhos, relatar as experiências exitosas realizadas na casa espírita e refletir sobre os temas propostos pelas áreas. Foram momentos enriquecedores, as áreas estiveram bastante envolvidas, e as equipes fizeram anotações que irão direcionar os trabalhos em 2025.
Foi disponibilizado um momento de roda de conversa para posicionamento com as lideranças e participação de todos, esclarecendo duvidas e trazendo orientações de grande proveito para o movimento espírita mineiro.
O tema da roda de conversa foi: “Casas Espíritas e Federativas – Elo de Fortalecimento do Evangelho de Jesus na Seara Espírita” e contou com as participações de Alisson Pontes (Presidente da UEM), Brasil Fernandes (Presidente da AME-BH), Antônio Abreu (Primeiro Vice-Presidente da AME-BH), João Siqueira (Segundo Vice-Presidente da AME-BH) e mediada por Najla Loureiro (Área de Estudo do Espiritismo da AME-BH).
Para finalizar o encontro fomos brindados com duas apresentações artísticas do grupo de dança espírita Iluminar, que encantou a todos com a leveza de seus passos e a delicadeza nos movimentos.
A Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH) agradece a todas as casas espíritas e seus trabalhadores por participarem deste nosso encontro e aguardamos a todos novamente em 2025.
Sigamos firmes no trabalho com Jesus, fortalecendo cada vez mais o nosso Movimento Espírita Mineiro!
Data:
Sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 – 20:00